Começa nesta quinta-feira (23), em Campo Novo, no Rio Grande do Sul, a sétima edição da Expoagro Cotricampo, primeira feira agropecuária deste ano no Rio Grande do Sul. A programação inclui culturas experimentais tradicionais, com mais de 200 expositores oferecendo soluções em tecnologia e inovação, além do torneio de gado leiteiro e do “Fórum Soja Brasil”, evento entre a cooperativa Cotricampo e o Canal Rural.
+ Participação de pequenos e médios produtores no comércio internacional é destaque na Gulfood 2023
Sobre a organização de mais uma edição do evento e o que os produtores podem destacar neste ano, o presidente da Cotricampo, Gelson Bridi, concedeu entrevista ao Canal Rural. Ele participou da edição desta quarta-feira (22) do jornal ‘Mercado & Companhia’. Respondendo a perguntas da jornalista e apresentadora Pryscilla Paiva, a dirigente disse, por exemplo, que a região Noroeste do Rio Grande do Sul é grande produtora de cereais e tem uma próspera bacia leiteira.
Entrevista com o Presidente da Cotricampo
Foto: Divulgação/Cotricampo
Confira abaixo os destaques da entrevista de Gelson Bridi na 7ª edição da Expoagro Cotricampo.
1 — Pelo terceiro ano consecutivo do fenômeno La Niña, os produtores gaúchos enfrentam mais um ciclo de grandes dificuldades com chuvas irregulares. Quais são suas expectativas para o evento e quais soluções a fabricante está buscando no momento?
Estamos enfrentando esse problema, mas nossos produtores estão muito otimistas e buscando novas tecnologias e inovações, tanto na irrigação quanto no manejo do solo, que possam contribuir nesses anos difíceis, com pouca água disponível no solo. Mesmo assim, nossa região tem encontrado um pouco mais de umidade, vinda de chuvas erráticas.
2 — Além de ser uma região muito importante na produção de cereais, o noroeste do Rio Grande do Sul possui uma bacia leiteira muito forte, mas não podemos deixar de mencionar as dificuldades e desafios que o setor enfrenta. Há muito abandono do negócio devido ao descompasso entre custos e preços pagos ao produtor. Como incentivo, este ano a Expoagro abre um espaço para incentivar o setor com uma competição de lácteos. Que resultados a Cotricampo espera alcançar nesse sentido?
Isto é muito importante! Será uma grande competição leiteira, onde mais de 200 animais participarão deste grande momento, para trazer expectativa e estímulo da cooperativa, e também da nossa região, para quem tanto cuida [da pecuária leiteira] e transfere essa tecnologia para o campo, para as propriedades rurais. Aqui estão muitos pecuaristas de todo o estado, já alojados no espaço dedicado à pecuária leiteira. Será uma grande competição para trazermos mais tecnologias e mostrarmos à nossa região o que há de novo na produção de leite.
3 — A feira é um espaço de realização de negócios e também de discussão da situação atual do setor agroalimentar. Como você avalia esta vitrine?
Nosso associado está esperando ansiosamente pela Expoagro para fazer negócios. Todo o ano da cooperativa e seus quase nove mil cooperados é planejado aqui. E que possamos implementar cada vez mais as novas tecnologias que estão chegando ao campo e trazer resultados para as propriedades rurais.
_____________
Por: Anderson Scardoelli.
_____________
Aprenda informações em primeira mão sobre agricultura, agricultura, economia e previsão do tempo. Clique aqui e siga o Canal Rural no Google Notícias.

Foto: Cotricampo/divulgação