A inflação alemã continua a subir


A inflação na alemanha continue subindo. Em janeiro, o aumento do custo de vida local situou-se em torno de 9% em relação ao mesmo mês do ano anterior. Os números são do governo alemão. A economia do país é famosa por ser uma das mais seguras do mundo. União Europeia e o mundo.

Entre os vilões da inflação na Alemanha, a comida. Segundo o governo alemão, os alimentos custam 20% mais do que há um ano. Os preços de lácteos e ovos, por exemplo, aumentaram 36%.

De acordo com o governo local, o custo dos alimentos disparou desde o início da invasão russa da Ucrânia. O país atacadista é um grande fornecedor de grãos como trigo e milho para o mercado mundial.

Outro grande contribuinte para o aumento do custo de vida dos alemães é a energia, que aumentou em média 23%. E o aumento é ainda maior quando a análise é feita de forma segmentada.

A eletricidade, sem a qual não funcionam as televisões, os computadores, os telefones e a vida moderna em geral, aumentou 25%. O aumento também ocorreu com a redução de impostos como o EEG, criado para incentivar as fontes renováveis.

Além disso, a energia doméstica aumentou 36%. O preço do gás natural aumentou 56%. O aquecimento urbano tornou-se 26% mais caro e janeiro é o mês de inverno.