Acumulando 20 anos de história em 200 m², a família paulistana tem recorrido a reformas para dar ao local a sensação de estar em casa. A intenção foi criar um local onde se possa receber os amigos e, ao mesmo tempo, ser confortável para a família. Nesse sentido, com o projeto idealizado pelo estúdio Adriano Pita Arquitetura, a casa ganhou ambientes amplos e integrados.

Projeto – arquitetura – apartamento – reforma – casa
Esta casa foi reformada em São Paulo
Divulgação/Márcia Giraldi

Projeto – arquitetura – apartamento – reforma – casa
A intenção era tornar os espaços comuns mais integrados
Divulgação/Márcia Giraldi
janela._taboola = janela._taboola || []; _taboola.push({ mode: “thumbnails-mid-gallery”, container: “90-taboola-widget-1-photo-galley”, posicionamento: “90-Widget 1 galeria de fotos”, target_type: “mix” });

Projeto – arquitetura – apartamento – reforma – casa
Com ar elegante e moderno, a reforma deixou a casa ainda mais confortável.
Divulgação/Márcia Giraldi

Projeto – arquitetura – apartamento – reforma – casa
Além de uma zona com piscina, não separada das restantes divisões do rés-do-chão.
Divulgação/Márcia Giraldi
0
Em primeiro lugar, a significativa reforma conferiu ao ambiente elegância, conforto e modernidade. “O desejo do casal e da filha era que houvesse espaços integrados para compartilhar momentos e receber amigos e familiares”, explica Adriano.
“Antes a casa era muito segmentada, com divisões por cômodos como sala, tv, cozinha, área de serviço no térreo do prédio principal e churrasqueira, depósito e banheiro na casa pequena. Agora ganhou um espaço único que contempla todos os ambientes de uso comum”, complementa.



Área gourmet moderna e integrada
A área gourmet, onde foram instaladas a churrasqueira, a adega e a cervejaria, ganhou uma grande mesa que pode acomodar toda a família e convidados. “Essa área foi integrada ao restante da casa por meio de uma porta de correr de vidro, que se retrai totalmente na parede, criando um ambiente único e amplo”, explica Pita.
“Assim, para garantir a sensação de unidade, foi utilizado o mesmo piso em todos os cômodos”, destaca.
“A modificação da área comum da casa exigiu uma intervenção estrutural para trazer modernidade e garantir a integração dos ambientes. Eliminamos um pilar que ficava no centro da parede e reforçamos com a instalação de um pilar metálico”, revela o arquiteto.


Junto à churrasqueira encontra-se uma piscina, que foi reduzida de forma a poder ser colocada à sua volta cadeiras de praia para tomar sol. “Para poder usá-lo com frequência, foi instalado um sistema de aquecimento e assentos com hidromassagem”, disse.
janela._taboola = janela._taboola || []; _taboola.push({ mode: “thumbnails-c-3×1”, container: “taboola-mid-article”, posicionamento: “Mid Article”, target_type: “mix” });


decoração íntima
A decoração interior foi pensada para ser prática e numa paleta de cores neutras e elementos naturais. Foi pensado para uma casa vivida com intensidade pela família, além de facilitar a manutenção diária. “Na sala, chamam a atenção o sofá Natuzzi e a poltrona do designer Fernando Jaeger”, explica.


Assim como os demais cômodos, a cozinha também foi pensada para atender as necessidades da família. Em termos de materiais, marcenaria com tons naturais de madeira, além de uma grande bancada de quartzo.
A reforma pós Home integra os cômodos de forma simples e moderna; veja apareceu pela primeira vez em Metrópolis.