Uma árvore de cerca de 40 metros de altura caiu, por volta das 18h desta terça-feira (21). Devido às chuvas e ventos fortes na cidade de São Paulo, o solo cedeu e tirou a estabilidade da raiz. Segundo os bombeiros, seis pessoas foram resgatadas, mas passam bem.
A queda bloqueou completamente a Rua Teodoro Sampaio, em Pinheiros. O trânsito foi bloqueado, mas já foi liberado em uma via com orientação de equipes da Sociedade de Engenharia de Tráfego, CET.
Dois carros ficaram completamente destruídos e parte do comércio vizinho foi afetado. Equipes de limpeza da cidade estão podando e limpando a árvore. A estimativa é que o trabalho de remoção leve três dias. A calçada que acompanha o terreno está totalmente bloqueada.
Seis pessoas foram resgatadas, mas passam bem. Todos foram prontamente atendidos no pronto-socorro do Hospital de Clínicas, que fica a poucos metros do local. Esse foi um dos muitos problemas causados pelas chuvas durante o carnaval paulistano.
A árvore caiu em um terreno da Faculdade de Saúde Pública da USP, no bairro de Pinheiros, zona oeste de São Paulo, próximo ao IML e ao Hospital de Clínicas. O apagão não afetou os hospitais da região e, apesar de ter destruído parte da rede elétrica, o atendimento foi retomado em todo o distrito.
Em nota, a Prefeitura de São Paulo esclareceu que, por lei, a responsabilidade pelo manejo da árvore é do proprietário do terreno e que, até o momento, não houve solicitação prévia de poda ou retirada da árvore.
A subprefeitura especifica que o processo de limpeza das vias terá continuidade e vem acompanhando o trabalho da Enel e do corpo de bombeiros desde o início do evento.
A empresa de eletricidade Enel explicou que isolou o trecho afetado da rede elétrica e que, após a recuperação, realizará os serviços de reparo e substituição dos postes no local.
O relatório aguarda uma resposta da USP sobre o incidente.
Compartilhar: