Bolsas da Ásia-Pacífico fecharam mistas após ata do Fed indicar moderação


As bolsas da Ásia e do Pacífico fecharam em uma única direção nesta quinta-feira (23), enquanto os investidores digeriam as últimas atas de política monetária do Federal Reserve (Fed, banco central dos Estados Unidos) e a decisão do BC sul-coreano de manter suas comissões.

Em Seul, o índice de ações Kospi subiu 0,89%, para 2.439,09 pontos, depois que o Banco da Coreia (BoK) manteve a taxa básica de juros inalterada em 3,5%, interrompendo uma sequência de altas iniciada em abril do ano passado.

Na China continental, os mercados registraram perdas modestas: o Shanghai Composite caiu 0,11%, para 3.287,48 pontos, e o menos abrangente Shenzhen Composite caiu 0,24%, para 2.154,73 pontos.

No resto da Ásia, o Hang Seng caiu 0,35% em Hong Kong, para 20.351,35 pontos, enquanto o Taiex subiu 1,28% em Taiwan, para 15.615,41 pontos.

Não houve negócios em Tóquio na quinta-feira devido a um feriado nacional no Japão.

O comportamento misto da região asiática ocorreu um dia depois que as atas do Fed mostraram que o banco central dos EUA continua comprometido em combater a inflação com taxas de juros mais altas.

O documento, porém, não mudou a aposta de que o Fed manterá a moderação e elevará os juros em mais 25 pontos-base em março.

Nas últimas semanas, especula-se sobre uma possível alta mais agressiva no próximo mês, em 50 pontos base.

Na esteira da ata, as bolsas de Nova York fecharam a quarta-feira mistas e com variações modestas. Na Oceânia, a bolsa australiana esteve esta quinta-feira no vermelho, pressionada pelas ações das empresas com as maiores capitalizações bolsistas.

O S&P/ASX 200 caiu 0,40% em Sydney, para 7.285,40 pontos.