Campanha Fraternidade é lançada em Salvador e tem como tema a fome


Celebrada pelo Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Sérgio da Rocha, a Missa das Cinzas, realizada na Catedral Basílica do Santíssimo Salvador, no Terreiro de Jesus, Pelourinho, nesta quarta-feira (22), marcou, além da início da Quaresma – período de preparação para a Páscoa -, o lançamento da Campanha da Fraternidade 2023 da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que este ano traz como tema Fraternidade e Fome, com o lema bíblico “Dai-vos também de comer !”

Na Arquidiocese de Salvador, a Campanha da Fraternidade é realizada, de forma concreta, pela Ação Social Arquidiocesana (ASA). Este ano, o evento de lançamento da Campanha decorreu no Palácio da Sé, poucas horas antes da Missa das Cinzas. “Já promovemos o seminário CF 2023 este ano, e também estamos organizando outros seminários com paróquias e comunidades. profundamente”, disse o Cônego José Carlos.

Segundo a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), a emergência sobre o tema foi a que motivou a escolha do tema da Campanha da Fraternidade, 33,1 milhões de pessoas não têm o suficiente para comer todos os dias no Brasil. O número é quase o dobro do estimado em 2020 e representa mais 14 milhões de pessoas passando fome no país.

“A Campanha da Fraternidade, este ano, tem uma importância particular pela gravidade do problema da fome, da desnutrição, da insegurança alimentar. É um tema que deve ser perseguido, para além do campo, mas que fomos convidados a vivenciar de forma especial neste período através de atitudes pessoais, espontâneas, solidárias e de partilha. Através de iniciativas comunitárias, mas também através do diálogo, da ação conjunta, da cooperação com o poder público”, disse Dom Sérgio da Rocha.

No território da Sé Primacial do Brasil, formada pelos municípios de Salvador, Lauro de Freitas, Salinas da Margarida, Vera Cruz e Itaparica, são desenvolvidas inúmeras atividades de combate à fome. Para representar uma delas, a Irmã Violeta, da Casa do Encontro de Oração, esteve presente durante o evento de lançamento. No espaço, localizado na Baixa do Bonfim, são distribuídas cerca de 200 refeições diárias para homens, mulheres e crianças que vivem em situação de rua ou em situação de vulnerabilidade social.