‘Laróia’. Cumprimente Exú para abrir os caminhos. Banho de pipoca. Casamento em cima do trio. Pedidos de paz. Reconciliação com as origens da Timbalada. O carnaval do cacique Carlinhos Brown foi marcado pela celebração da alegria de voltar à liderança de seu Camarote Andante, tanto no circuito Barra-Ondina quanto em Campo Grande. A maratona começou na quinta-feira (16), quando Brown abriu os braços para receber a cantora Iza como convidada de seu trio. Bom anfitrião que é, Brown também trouxe o cantor do BaianaSystem, Russo Passapusso, e a cantora Márcia Short.
Mas foi a sexta-feira de carnaval que surpreendeu com outra de suas mil facetas: a de padre do amor, e oficializou a cerimônia que reuniu o compositor e cantor Paulinho Moska e a atriz Larissa Bracheros. O casal, que está junto há 15 anos, trocou alianças sob a benção de Brown e testemunho de pipoca, na hora da saída da curva do Farol da Barra.
“Casamento é algo de extrema importância, amor e respeito. Acho que estou em forma, sim, graças à minha espiritualidade e ao respeito que tenho por todas as construções étnicas e religiosas que temos. Somos sincréticos acima de tudo, mas Deus acima de tudo”, disse Brown.
Tudo estava lindo em meio a uma multidão de foliões empolgados, quando logo após o casamento, o Camarote Andante de Brown apresentou um problema técnico e atrasou a saída dos trios. Pabllo Vittar, Solange e Igor Kannário assumiram a liderança até que a questão fosse resolvida e o trio pudesse seguir em frente. “Obrigado a todos que se esforçaram para nos esperar. Agora vamos fazer uma boa festa”, prometeu Brown.
chefe nostálgico
No domingo, 20, o cacique voltou ao circuito Barra-Ondina e assumiu o comando do bloco Timbalada, pedindo paz e levando presentes aos timbaleiros Xexéu, Ninha, Patrícia Gomes, Amanda Santiago e Paula Sanffer, por ocasião dos 30 anos da o lançamento do primeiro álbum da banda.
“Hoje é um dia especial para todos nós, um dia de paz. A paz se encontra, a coesão. Um dia a perfeição chegará aos seres humanos. Muito difícil meu Deus se fôssemos tão perfeitos quanto gostaríamos que fôssemos mas é aqui que estamos tentando crescer, nos entender, entender o amor um do outro, o sucesso, o fracasso a vitória do outro o outro, onde todos nós temos suportar. Conto com a sua paz”.
A mensagem também foi entregue aos Lambs após denúncias de foliões do bairro, que registraram reclamações sobre a falta de cordas na carreata deste sábado. “Agnelli, vamos em paz. É com você que contamos. Sabemos da situação, principalmente sei o que os cordeiros da Bahia estão passando. Não sou de prometer nada, vou começar a agir ainda este ano para mudar a sua realidade. Porque estamos fazendo a nossa parte, estamos pagando bem seus diretores, mas acho que vocês são muito necessários e merecem todo o nosso respeito. Nós precisamos de você, os carnavais precisam de você”.
A vibe “old school” se estendeu até o desfile de cantores e compositores no último dia oficial da festa, quando Brown trouxe pipoca do Camarote Andante para Campo Grande, ao lado de ex-integrantes que fizeram história na Timbalada. “Sinto que a felicidade está voltando”, comemorou. Embora reconheça a importância da Timbalada, no entanto, Brown não nega que uma de suas melhores invenções foi o barco de pesca Quarta-feira de Cinzas. “Foi uma das melhores coisas que criei. O que queremos é que as pessoas reencontrem a paz. Também estaremos lá novamente na Barra e na Timbalada”, alertou.
O Correio Folia tem patrocínio da Clínica Delfin, apoio institucional da Prefeitura de Salvador e apoio da Jotgê e da AJL.