Carnaval saudável: aprenda a evitar a ressaca


O folião mal pensa no dia seguinte. No entanto, a ingestão excessiva de bebidas alcoólicas traz consequências que, invariavelmente, se manifestam.

A ressaca é resultado do consumo excessivo de álcool e causa desidratação, aumento da atividade do fígado para eliminar o excesso de álcool e alterações no sistema nervoso. Os sintomas mais comuns são fortes dores de cabeça, dor nos olhos, náuseas e indisposição.

“A ressaca é o cérebro pedindo água. Poucos minutos após o primeiro gole, a concentração de álcool no cérebro já é igual à concentração de álcool no sangue”, explica a nutricionista Nêmesis Monteiro, da clínica Nutrindo Ideais, no Rio de Janeiro.

Cardápio

Para evitar a ressaca, é importante manter-se hidratado durante a festa. “Para cada dose de bebida alcoólica consumida, a sugestão é repor 250 ml de água, ou seja, na proporção de um para um”, aponta Nemesis.

No dia seguinte, a recomendação mais importante é conciliar o descanso com uma alimentação leve. A nutricionista sugere um cardápio detox para recuperar os mais animados antes da Quarta-Feira de Cinzas:

Café da manhã:

Suco: 2 rodelas de abacaxi + 1 rodela de limão + 2 cubos de gelo de couve + 1 rodela de gengibre.

Omelete: ovo + tomate + cebola + alecrim.

Almoço:

Salada de alface, agrião, tomate e pepino temperada com vinagre de maçã e azeite extra virgem

Arroz integral com açafrão

Peixe grelhado.

Lanche:

Purê de banana com farelo de aveia e canela.

Para almoçar

Poke: 1 xícara de quinoa cozida + 1 tomate picado + 1/4 abacate ou manga + ½ pepino + 1 xícara de repolho roxo + 100 g de peixe semi-grelhado. Para o molho, use limão e azeite extra virgem.

Receba notícias de metrópole no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.