“Cenário de desastre”, diz o governador de SP sobre o Litoral Norte


O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos) classificou como “cenário de desastre” a situação no litoral norte de São Paulo depois das fortes chuvas na região.

O governador de São Paulo está em São Sebastião, onde instalou um gabinete para acompanhar o resgate de vítimas e outras ações emergenciais.

Em entrevista a José Luiz Datena, na Rádio Bandeirantes, ele disse que um dos trabalhos mais importantes neste momento é desobstruir as estradas. Na Rio-Santos, segundo Tarcísio de Freitas, os danos foram tão severos que, muito provavelmente, os reparos vão durar “muitos meses”.

Segundo ele, com o restabelecimento parcial dos acessos à região, foi possível enviar ajuda à região por meio do Fundo Social do Estado.

De acordo com o governador de São Paulo, outra prioridade é restabelecer o quanto antes o fornecimento de água, luz e a rede de telecomunicações. Sem energia para carregar o telefone ou sem sinal da operadora, muita gente que está bem ainda não conseguiu fazer contato com a família.

A tragédia no litoral norte de São Paulo, com 36 mortes mortos e grande prejuízo material, trouxe de volta o debate sobre a ocupação de áreas de risco. Na entrevista a Datena, na Rádio Bandeirantes, Tarcísio de Freitas afirmou que a reconstrução deve considerar a necessidade de se criarem habitações em locais seguros.