Está chegando o dia em que todos os contribuintes terão que acertar contas com Leo. A entrega da declaração de IRS de 2023 começa a 15 de março e terminará a 31 de maio, um período mais longo do que no ano anterior.
Por outro lado, assim como a novidade oferecida pela Receita Federal em 2022, temos a possibilidade de use o Pix para receber seu crédito de restituição do imposto de renda. Isso não significa que o pagamento será mais rápido, mas facilitará o processo para os contribuintes e diminuirá possíveis erros no preenchimento dos dados bancários.
Como receber a restituição do IR 2023 do Pix?
O contribuinte deve ter uma chave Pix cadastrada com o número do seu CPF.Fonte: Agência Brasil
Para receber a restituição do Imposto de Renda 2023 por meio do Pix, o usuário deve ter uma chave cadastrada em seu CPF – afinal, esse é o “código” utilizado no momento da transferência. Atenção: será permitido apenas o Cadastro Individual, eliminando a possibilidade de uso de chaves aleatórias, e-mails e telefones.
Dessa forma, certifique-se de ter esses dados como chave Pix ao preencher sua declaração. Caso não tenha, basta entrar na sua conta bancária e criar a chave com o número do seu documento.
Como pagar DARF com Pix?
A partir deste ano, DARFs virão com código de barras e QR code para pagamento via PixFonte: Agência Brasil
Quando um DARF é emitido, o documento vem sempre acompanhado de um código de barras que é utilizado para o pagamento, além do QR Code em formato Pix.
Tudo o que o contribuinte precisa fazer é entrar no aplicativo do banco e escolha a opção de pagar via Pix usando o QR Code. Após a leitura, basta confirmar a transação e o dinheiro será imediatamente debitado de sua conta e repassado à Receita Federal.
Gostou do conteúdo? Então fique ligado aqui no mundo da tecnologia para ficar por dentro de todas as novidades do mercado e tecnologia!