OU governo do rio grande do sul cancelou todos os torneios e exposições de canto de pássaros nativos e exóticos, bem como reuniões de criadores de pássaros, por um período de 90 dias.
A medida foi tomada por precaução gripe aviária e atende a Instrução Normativa 1/2023 emitida em conjunto pela Secretaria de Meio Ambiente e Infraestrutura e Secretaria de Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação.
Embora nenhum caso da doença tenha sido confirmado no Brasil, o governo do estado diz que está intensificando a vigilância e as medidas preventivas, especialmente à luz dos recentes casos de aves silvestres na Argentina e no Uruguai.
A exposição a aves selvagens migratórias infectadas é o principal fator de risco para a transmissão a aves comerciais.
Os sintomas da gripe aviária em animais infectados incluem dificuldade para respirar, secreção nasal ou ocular, espirros, incoordenação, torcicolo e diarréia, e a taxa de mortalidade é alta.
Embora a transmissão para humanos seja rara, é possível que mamíferos, incluindo humanos, sejam infectados. As principais formas de transmissão são aerossóis respiratórios, fezes e fluidos corporais e a transmissão ocorre principalmente pelo contato direto com animais infectados ou ambientes contaminados.
A Secretaria de Meio Ambiente e Instalações orienta os visitantes das Unidades de Conservação ou Parques Estaduais que, caso encontrem uma ave com sintomas de gripe aviária, não toquem no animal e avisem imediatamente o responsável pela unidade.
Também é possível enviar uma notificação via WhatsApp ou e-mail para a Inspetoria ou a Delegacia de Defesa Agropecuária que atende o Município.