Governo federal envia antenas a São Sebastião para comunicação da equipe


O Ministério das Comunicações e a Telebras disponibilizaram dez antenas portáteis para auxiliar na comunicação via satélite na região de São Sebastião, litoral norte de São Paulo, atingida por fortes chuvas no último final de semana.

Quatro dos equipamentos chegam nesta terça-feira (21) ao local, junto com dois engenheiros que darão suporte e treinamento para o uso. As antenas permitirão, por exemplo, a comunicação entre as equipes que atuam nas áreas mais isoladas e a limpeza das ruas.

Cada antena é capaz de garantir uma conexão de 20 Mbps.Os equipamentos são os mesmos que foram repassados ​​para apoiar o atendimento no Território Yanomami.

“Estamos todos juntos nessa iniciativa que visa garantir as condições mínimas para a recuperação das pessoas atingidas pelas fortes chuvas e enchentes”, afirmou o ministro Juscelino Filho em nota.

“Até a comunicação, principalmente pela internet, é um direito que devemos garantir. As antenas vão permitir a comunicação entre as equipes que trabalham nas áreas mais isoladas e desobstruindo as estradas, por exemplo”, continuou.

As tempestades mataram pelo menos 46 pessoas no litoral de São Paulo, segundo o governo do estado. 45 óbitos foram registrados em São Sebastião e um óbito em Ubatuba.

Segundo o governo, 1.730 pessoas estão desalojadas e 766 permanecem desabrigadas. As buscas continuam nesta terça-feira (21).