Depois de toda a folia carnavalesca do Circuito Dodô ter deixado boas lembranças e satisfeito até os foliões mais exigentes, o saldo negativo da festa pôde ser visto no fundo do mar, de onde foram retirados cerca de 300 kg de entulho por um grupo de mergulhadores na manhã desta quarta-feira (22), na Barra.
A ação, realizada pelos instrutores de mergulho do Mergulho Pirata em parceria com a Submerso Sup Dive, operadora de mergulho com atuação em Salvador, operou nas praias do Porto da Barra, Farol da Barra e Yatch Club. A iniciativa foi do mergulhador Ronaldo Batista, 39 anos, que resolveu agir depois de tanta irresponsabilidade.
“Fui motivado pela indignação de ver o nosso mar sempre cheio de lixo jogado fora de forma irresponsável, levando assim à morte de animais marinhos, corais que degradam o ecossistema marinho”, apontou.
Com cerca de 30 mergulhadores envolvidos, com e sem tanques, o grupo dividiu-se em equipas que se separaram para recolher a maior quantidade de resíduos que eram atirados ao mar e ao areal destas praias. De todos os tipos de materiais recolhidos, os plásticos registaram o maior número de levantamentos.
Mesmo sem acordo prévio com a Empresa de Limpeza Urbana (Limpurb), ao final da ação, que começou às 8h e terminou por volta das 24h, os mergulhadores conseguiram contato com um dos trabalhadores, que os encaminhou a um caminhão para a remoção e descarte de resíduos encontrados.
“Foi uma experiência excelente, mesmo que tenha sido uma ação difícil e com muito esforço, foi gratificante saber que existem pessoas dispostas a contribuir para um meio ambiente melhor”, disse Gabriel Pontes, advogado que também participou do Ação.