Hong Kong prepara nova regulamentação para se tornar o principal mercado de criptomoedas


O regulador de valores mobiliários de Hong Kong está preparando regras com o objetivo de se tornar o principal mercado de criptomoedas, mas com regras mais rígidas para empresas que gerenciam ativos digitais.

O instituto disse que, quando estiverem em vigor, as empresas de negociação de criptomoedas terão que deixar a cidade se não forem licenciadas e lançar novas propostas que buscam proteger melhor os investidores após o crash da FTX.

De acordo com as novas regras, a Securities and Futures Commission (SFC) agora exigiria trocas de criptomoedas para proteger os depósitos dos clientes, implementar controles para manter as chaves criptográficas seguras e garantir que não mais de 2% dos fundos dos clientes sejam mantidos no chamado ” carteira quente”, que é uma forma menos segura de manter ativos criptográficos, de acordo com as regras propostas.

centro de criptomoeda

As regras são um passo fundamental no esforço de Hong Kong para se estabelecer como um centro de ativos digitais, parte de um esforço mais amplo para atrair empresas e talentos globais depois que rígidos controles de pandemia prejudicaram sua reputação como um centro financeiro global.

De acordo com as novas regras, o regulador exigiria que todas as plataformas de negociação de criptomoedas com operações em Hong Kong – e aquelas que comercializam seus serviços na cidade – obtivessem uma licença.

O SFC está atualmente pedindo revisões nas regras propostas, que devem entrar em vigor em junho.

A informação é do jornal O Estado de São Paulo.