O prazo para as empresas enviarem a declaração de rendimentos de 2022 aos empregados termina no dia 28 de fevereiro, último dia útil do mês.
O termo também vale para bancos e corretoras de valores, que devem apresentar o documento referente aos rendimentos de aplicações financeiras de seus clientes.
As informações são necessárias para preencher sua declaração de imposto de renda pessoal de 2023.
As informações são necessárias para que o fisco federal possa cruzar os dados e saber quanto cada contribuinte pagou de tributos no último ano e saber se houve sonegação ou não.
Os documentos não precisam ser enviados por correio e podem ser disponibilizados na internet e em aplicativos de internet banking.
O empregador ou o banco que não fornecer os comprovantes no prazo ou os disponibilizar com erros estará sujeito ao pagamento de multa.
O relatório do empregador deve incluir todos os valores salariais de 2022, mais o 13º salário e qualquer outra renda que você possa ter recebido, como participação nos lucros.
Aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) podem obter o comprovante de renda online no site ou aplicativo Meu INSS.
A partir deste ano, o período de entrega das declarações de IRS decorre de 15 de março a 31 de maio.
Segundo a Receita Federal, o objetivo da mudança é permitir que todos os contribuintes possam se beneficiar da declaração pré-preenchida desde o início do prazo de entrega.
Compartilhar: