Janja recebe críticas por faltar ao Carnaval em meio a tragédia no litoral de São Paulo


A primeira-dama Janja foi criticada nesta terça-feira, 21, por permanecer no Carnaval da Bahia, em vez de ir ao litoral norte de São Paulo se solidarizar com as vítimas da destruição causada pela chuva.

Embora não ocupe nenhum cargo público, Janja tem atuado no governo desde a transição. Participou de diversos eventos oficiais, como reuniões de ministros e Lula fora do país.

Desta vez, porém, em meio à tragédia no litoral paulista, ela não acompanhou o marido. O presidente Lula visitou a região no domingo, 20, enquanto Janja permaneceu em Salvador, onde o caso estava prestes a pular o carnaval. Nas redes sociais é possível ver Janja comemorando em blocos e desfiles de escolas de samba.

O deputado Carlos Jordy (PL-RJ) compartilhou um vídeo da primeira-dama “caindo na folia” e escreveu: “Enquanto a tragédia das chuvas no estado de SP deixou pelo menos 44 mortos, 1.700 desalojados, 800 desabrigados e 49 desaparecidos, o primeira-dama do atual presidente curte o Carnaval como se nada tivesse acontecido”.

O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) publicou o vídeo de uma entrevista em que Janja expressa sua alegria pelo Carnaval. “Visitar Biden em Washington faz parte do governo, mas visitar cidades atingidas por fortes chuvas no litoral de São Paulo não”, criticou Nikolas.

Outra crítica à primeira-dama foi a deputada Carla Zambelli (PL-DF), lembrando que o presidente Lula e o governador de São Paulo, Tarcísio Gomes de Freitas, declararam luto oficial pelas mortes, e Janja continua “curtindo” o carnaval.

Comentário semelhante foi feito pelo deputado cearense Carmelo Neto (PL), lembrando os números da tragédia e a insensibilidade da primeira-dama.

Alguns perfis, como o trompetecompartilhou um vídeo em que a primeira-dama de São Paulo, Cristiane Freitas, visita as comunidades atingidas.

Janja publicou um post de Salvador no domingo, expressando “toda a minha solidariedade às famílias afetadas por este desastre”.