O Ministério Público do Distrito e Territórios Federais (MPDFT) destacou os erros e acertos do Carnaval de Brasília em 2023. Segundo a instituição, os episódios de violência e facadas nos blocos abertos, principalmente em Raparigueiros, foram falhas na folia. Mas a integração das forças de segurança obteve nota máxima.
Segundo José Eduardo Sabo, procurador distrital dos direitos do cidadão, é preciso melhorar a segurança, principalmente em eventos abertos. Nesta segunda-feira, a governadora interina, Celina Leão (PP), apresentou um balanço do partido. E a quantidade de esfaqueamentos tem chamado a atenção.
“Trouxe uma dificuldade grande, por exemplo, o bloqueio dos Raparigueiros. Onde há necessidade não só de melhorar a cultura, o comportamento dos cidadãos, mas também cuidar de um carnaval ao ar livre, onde pode haver acidentes”, disse Sabo.
A reportagem procurou a assessoria de Raparigueiros e aguarda resposta.

foto-MPDFT-pontos-erros-e-acertos-do-Carnaval-DF
MPDFT destacou erros e acertos do Carnaval de Brasília em 2023
Divulgação / MPDFT

foto-MPDFT-pontos-erros-e-acertos-do-Carnaval-DF
Segundo o MPDFT, é preciso reforçar a segurança em eventos abertos
Divulgação / MPDFT
janela._taboola = janela._taboola || []; _taboola.push({ mode: “thumbnails-mid-gallery”, container: “59-taboola-widget-1-photo-galley”, posicionamento: “59-Widget 1 galeria de fotos”, target_type: “mix” });

foto-MPDFT-pontos-erros-e-acertos-do-Carnaval-DF
O MPDFT tem demonstrado grande preocupação com o bloco dos Raparigueiros
Divulgação / MPDFT

foto-MPDFT-pontos-erros-e-acertos-do-Carnaval-DF
No entanto, o órgão de fiscalização destacou a importância da integração das forças de segurança
Divulgação / MPDFT
janela._taboola = janela._taboola || []; _taboola.push({ mode: “thumbnails-mid-gallery”, container: “59-taboola-widget-2-photo-galley”, posicionamento: “59-Widget 2 galeria de fotos”, target_type: “mix” });

foto-MPDFT-pontos-erros-e-acertos-do-Carnaval-DF
O Ministério Público também destacou positivamente a organização das partes por áreas e setores
Divulgação / MPDFT
0
A harmonia entre as forças de segurança tem sido elogiada. Para o procurador, a Polícia Militar (PMDF), o Corpo de Bombeiros Militar (CBMDF), a Defesa Civil e a Polícia Civil (PCDF) atuaram de forma integrada. Sabo também destacou positivamente a estratégia de realização de festas em áreas e setores específicos.
janela._taboola = janela._taboola || []; _taboola.push({ mode: “thumbnails-c-3×1”, container: “taboola-mid-article”, posicionamento: “Mid Article”, target_type: “mix” });
A postagem do MPDFT critica as facadas, mas elogia a integração durante o Carnaval veiculada pela primeira vez no Zig Proxy.