Um parecer técnico do Ministério Público Federal (MPF) de 2017 já havia alertado para os altos riscos de desastres naturais no litoral norte de São Paulo, que nos últimos dias já mataram 48 pessoas. Pelo menos 2.500 pessoas estão desabrigadas e 36 desaparecidas, principalmente na cidade de São Sebastião (SP).
O documento faz parte de uma investigação aberta em 2017 pelo MPF para apurar se o zoneamento de cidades do litoral norte paulista permitia ocupações em áreas de risco e outras irregularidades. O inquérito citou o risco de deslizamentos de terra, enchentes e enchentes, ocorridos na última semana.
“Várias áreas onde se verifica a formação de zonas que permitem o aumento percentual da ocupação humana apresentam suscetibilidade à ocorrência de calamidades naturais”, lê-se no parecer. Os engenheiros do MPF também criticaram o aumento da ocupação de “áreas altamente susceptíveis a alagamentos”.
Camburi, uma das praias de São Sebastião (SP) mais afetadas pelo temporal nos últimos dias, foi classificada pelo MPF como “área com alto e médio risco de alagamento”. Foi lá que a ministra da Administração, Esther Dweck, ficou presa na última segunda-feira (20/2). Dweck e sua família tiveram que ser resgatados de um helicóptero das forças armadas.

costa de são paulo sp 2
Casas desabadas após as chuvas no litoral de São Paulo
SP Protecção Civil

litoral de são paulo sp
Danos causados pela chuva em São Sebastião, no litoral de São Paulo
Daniela Andrade/PMSS
janela._taboola = janela._taboola || []; _taboola.push({ mode: “thumbnails-mid-gallery”, container: “90-taboola-widget-1-photo-galley”, posicionamento: “90-Widget 1 galeria de fotos”, target_type: “mix” });

Resgate após as chuvas no litoral norte de São Paulo 2
Resgate após as chuvas no litoral norte de São Paulo
André Santos Depcom Pmss See More

Resgate após as chuvas no litoral norte de São Paulo
Resgate após as chuvas no litoral norte de São Paulo
André Santos Depcom Pmss See More
janela._taboola = janela._taboola || []; _taboola.push({ mode: “thumbnails-mid-gallery”, container: “90-taboola-widget-2-photo-galley”, posicionamento: “90-Widget 2 galeria de fotos”, target_type: “mix” });

duas crianças e dois adultos morrem após temporais no litoral de são paulo sp
Bombeiro e homem salvam criança em São Sebastião
Prefeitura de São Sebastião/Rede Social da Reprodução
0
O post que o MPF alertou em 2017 sobre os altos riscos de desastres no litoral paulista apareceu pela primeira vez no Zig Proxy.