Devido a uma condição rara, Kira Archuleta, de 24 anos, é constantemente intimidada e até foi apelidada de Freddy Kruger. O americano sofre de hidradenite supurativa, uma doença inflamatória crônica da pele que se assemelha à acne e causa lesões dolorosas por todo o corpo.
Kira começou a sofrer com as feridas aos 14 anos, quando pequenas bolhas estouraram sob sua axila. Rapidamente, as lesões começaram a se espalhar para as coxas, virilha e rosto. No entanto, os médicos apenas a aconselharam a “limpar-se melhor”. O diagnóstico da doença veio três anos depois, aos 17 anos, após passar dez meses de cama devido ao agravamento das lesões.
Quando as bolhas estouram, elas se tornam extremamente dolorosas e podem levar semanas para cicatrizar. Por isso, a jovem já foi comparada ao personagem fictício Freddy Kruger, da franquia Nightmare on Elm Street, que teve o corpo queimado pelos próprios pais e possui cicatrizes por todo o corpo.
No TikTok, Kira compartilha vídeos mostrando lesões em áreas de maior atrito. “Há anos me sinto nojento. Eu só quero ser normal”, diz ela em um dos vídeos.
@h.s_awareness.with.kira Foi muita força e coragem pra postar!! sejam fortes, meus guerreiros #hidradenitesupurativa #hswarrior ♬ Rise Up – Andra Day
Entendendo a hidradenite supurativa
A hidradenite supurativa não tem cura e não é contagiosa. De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), o tratamento da doença pode variar de acordo com sua gravidade – geralmente, inclui a higiene da ferida e também o uso de cremes ou antibióticos orais.
Algumas mudanças de hábitos também são indicadas, pois vários estudos sugerem que a hidradenite supurativa está associada ao tabagismo, obesidade e dietas ricas em carboidratos, gorduras animais e açúcares.
janela._taboola = janela._taboola || []; _taboola.push({ mode: “thumbnails-c-3×1”, container: “taboola-mid-article”, posicionamento: “Mid Article”, target_type: “mix” });
Por isso, Kira adotou uma nova rotina de cuidados com a pele: toma banhos mornos, limpa feridas e usa os remédios prescritos pelo médico. Além disso, ela cortou carne vermelha, carne de porco e laticínios de sua dieta, pois são alimentos que podem levar ao agravamento da hidradenite.
Receba notícias de metrópole no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.
O post Mulher com doença rara causando lesões na pele: “Eu me sinto nojenta” apareceu pela primeira vez em Metrópolis.