Número de casos de HIV aumenta, mesmo com queda de 35% na testagem


O número de resultados positivos para HIV nos testes realizados nas estações dos circuitos carnavalescos aumentou este ano, segundo o orçamento da vereadora municipal de saúde, Ana Paula Matos, que falou nesta terça-feira (21).

“Já tenho 20 (casos positivos de HIV) na minha contagem, 108 de sífilis, cinco de hepatite B e seis de hepatite C e 6”, diz. “Em comparação com o último feriado, tanto a Cidade quanto o Estado tiveram queda na testagem”, afirma. Ele diz que o fato de o governo federal não ter lançado uma campanha nacional pode ter afetado a demanda. “Vimos um aumento de soropositivos, mas uma queda de 35% nos testes.”

Ele explica que os interessados ​​podem fazer o teste rapidamente: “Temos dois postos de teste, um aqui no circuito Centro, outro no circuito Barra, próximo ao Farol, na Rua Dias d’Ávila. entregaremos seu resultado para você em uma sala separada, ninguém terá acesso aos seus dados, se você tiver que tomar o protocolo da penicilina não é obrigatório, mas aconselhamos que comece já no carnaval, se a pessoa não t Se quiser, comece mais tarde”, explica.

Os postos também distribuem preservativos.

Covid e tratamentos graves
Os casos de covid-19 durante o período de farra, no posto montado na UPA dos Barris, foram apenas quatro positivos. “Estamos testando todos os dias, em local exclusivo para testagem. Aberto das 8h às 20h. Apenas quatro casos positivos, isso mostra que o ambiente de saúde é bom”, avalia. O post foi aberto na sexta-feira.

O secretário também destacou que diminuiu o número de casos graves para atendimento. “Passamos de 1.269 atendimentos de segunda em 2020 para 729 neste ano, o que significa uma redução de 43%. Pela primeira vez na história reduzi o número de domingo para segunda, que era de 880 no domingo, caiu para 729 em o segundo. E outro dado relevante, no acumulado é 28% menor”, afirmou.

Destaca cirurgias faciais. “É relevante diminuir a quantidade? Não, o mais relevante foi a gravidade. Ontem reduzimos 73% dos eventos em termos de cirurgias, cirurgias faciais. E são números altos, deixei mais de 100 atendimentos em 2020 para menos de 42 em 2023. Imagine dezenas de pessoas com os rostos preservados. Nesta segunda-feira, mas no acumulado também estou reduzindo o tempo todo”, finalizou.

O Correio Folia tem patrocínio da Clínica Delfin, apoio institucional da Prefeitura de Salvador e apoio da Jotgê e da AJL.