O que é avaliação de qualidade em revisão sistemática?
A razão para avaliar a qualidade das revisões sistemáticas é examinar a confiança dos resultados da revisão. A qualidade pode ser definida como “a extensão dos padrões para proteger todos os aspectos do projeto e implementação da pesquisa de erros sistemáticos, erros não sistemáticos e erros inferenciais”.
O que é uma ferramenta de avaliação de qualidade?
A “Ferramenta de Avaliação de Qualidade para Estudos Quantitativos” desenvolvida pelo Projeto de Prática de Saúde Pública Eficaz (EPHPP) é uma ferramenta para fazer a síntese do conhecimento. Este instrumento, juntamente com um manual do usuário, fornece um meio padronizado para avaliar a qualidade do estudo e desenvolver recomendações para os resultados do estudo.
Como você avalia uma revisão sistemática?
Introdução.
Uma Revisão Sistemática Deve Ter Objetivos Clínicos Claros e Focados.
Pesquisa explícita e completa da literatura.
As revisões devem ter critérios explícitos predefinidos para quais estudos seriam incluídos e a análise deve incluir apenas os estudos que se encaixam nos critérios de inclusão.
Uma revisão Cochrane é uma revisão sistemática?
Cada Cochrane Review é uma revisão sistemática que foi preparada e supervisionada por um Cochrane Review Group (equipe editorial). Ele tenta identificar, avaliar e sintetizar todas as evidências empíricas que atendem aos critérios de elegibilidade pré-especificados para responder a uma questão de pesquisa específica.
Quais são os 5 tipos de revisões Cochrane?
Cinco outros tipos de revisões sistemáticas
Revisão de escopo. Avaliação preliminar do tamanho potencial e escopo da literatura de pesquisa disponível.
Revisão rápida.
Revisão narrativa.
Meta-análise.
Métodos mistos/estudos mistos.
Qual é a diferença entre revisão Cochrane e revisão sistemática?
Uma revisão Cochrane é preparada e mantida usando metodologias específicas descritas no Cochrane Handbook. Revisões sistemáticas de ensaios clínicos randomizados fornecem a evidência mais clara dos benefícios de uma intervenção de saúde.
Por que as avaliações da Cochrane são tão boas?
As Revisões Cochrane são atualizadas para refletir as descobertas de novas evidências quando elas se tornam disponíveis porque os resultados de novos estudos podem alterar as conclusões de uma revisão. As Revisões Cochrane são, portanto, fontes valiosas de informações para aqueles que recebem e fornecem cuidados, bem como para tomadores de decisão e pesquisadores.
A Biblioteca Cochrane é confiável?
Nossa experiência confirma que a maioria das revisões Cochrane são de bom padrão. Esta é uma conquista considerável, especialmente dada a natureza não remunerada e voluntária do trabalho.
Como você faz uma revisão sistemática Cochrane?
Como eu começo?
Decida sobre o seu tópico para uma revisão.
Certifique-se de que sua proposta não duplique nenhum trabalho já publicado ou registrado na Cochrane.
Identifique uma equipe de autores para sua revisão.
Identifique o CRG mais relevante para o seu tema de interesse.
Entre em contato com o CRG.
As revisões sistemáticas precisam ser registradas?
As revisões sistemáticas devem ser registradas no início (ou seja, no estágio do protocolo) para ajudar a evitar a duplicação não planejada e permitir a comparação dos métodos de revisão relatados com o que foi planejado no protocolo.
Por que as revisões sistemáticas são boas?
As revisões sistemáticas visam identificar, avaliar e resumir os achados de todos os estudos individuais relevantes sobre uma questão relacionada à saúde, tornando assim as evidências disponíveis mais acessíveis aos tomadores de decisão.
O que é metodologia de revisão sistemática?
Uma revisão sistemática envolve um resumo crítico e reprodutível dos resultados das publicações disponíveis sobre um determinado tópico ou questão clínica. Para aprimorar a redação científica, a metodologia é apresentada de forma estruturada para a implementação de uma revisão sistemática.
Qual é a primeira etapa da revisão sistemática?
Além disso, apesar das crescentes diretrizes para a condução eficaz de uma revisão sistemática, descobrimos que as etapas básicas geralmente começam com a formulação da pergunta e, em seguida, a identificação do trabalho relevante que consiste no desenvolvimento de critérios e na busca de artigos, avalia a qualidade dos estudos incluídos, resume as evidências e …
Como escrever uma boa revisão sistemática?
Métodos: As etapas de uma revisão sistemática bem-sucedida incluem o seguinte: identificação de uma pergunta sem resposta; definições explícitas do(s) participante(s) da investigação, intervenção(ões), comparação(ões) e resultado(s); utilização do PRISMA (Itens Preferenciais de Relatórios para Revisões Sistemáticas e Meta-…
Uma revisão sistemática da literatura é qualitativa ou quantitativa?
Uma revisão sistemática pode ser quantitativa ou qualitativa. Uma revisão sistemática quantitativa incluirá estudos que possuem dados numéricos. Uma revisão sistemática qualitativa deriva dados de observação, entrevistas ou interações verbais e se concentra nos significados e interpretações dos participantes.
Como você realiza uma revisão sistemática da literatura?
Passos para escrever uma revisão sistemática
Formule uma questão de pesquisa. Considere se uma revisão sistemática é necessária antes de iniciar seu projeto.
Desenvolver protocolo de pesquisa.
Realizar pesquisa bibliográfica.
Selecione estudos por protocolo.
Avalie os estudos por protocolo.
Extrair dados.
Analisar resultados.
Interpretar resultados.
Que tipo de desenho de estudo é uma revisão sistemática?
Um resumo da literatura clínica. Uma revisão sistemática é uma avaliação crítica e avaliação de todos os estudos de pesquisa que abordam uma questão clínica específica. Os pesquisadores usam um método organizado de localizar, reunir e avaliar um corpo de literatura sobre um determinado tópico usando um conjunto de critérios específicos.
Qual é o objetivo de uma revisão sistemática da literatura?
A revisão sistemática da literatura é uma atividade científica básica que permite aos cientistas visualizar a “configuração do terreno” em uma área específica. Uma revisão sistemática identifica, avalia e sintetiza os resultados da pesquisa para criar um resumo das evidências atuais que podem contribuir para a prática baseada em evidências.
Quais são os passos para escrever uma revisão sistemática?
PASSO 1: ENQUADRANDO A PERGUNTA. A questão de pesquisa pode inicialmente ser apresentada como uma consulta de forma livre, mas os revisores preferem colocá-la de forma estruturada e explícita.
PASSO 2: IDENTIFICAR PUBLICAÇÕES RELEVANTES.
ETAPA 3: AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DO ESTUDO.
PASSO 4: RESUMO DAS EVIDÊNCIAS.
ETAPA 5: INTERPRETAÇÃO DAS CONCLUSÕES.
Quais são as limitações das revisões sistemáticas?
Muitas revisões não forneceram resumos adequados dos estudos incluídos. As configurações de uso do teste, o papel esperado do teste, as características do desenho do estudo e os dados demográficos dos participantes muitas vezes não foram relatados. As contagens necessárias para reconstruir as tabelas 2 × 2 de resultados usadas em cada estudo muitas vezes não foram fornecidas.
Quantos artigos devem ter uma revisão sistemática?
Não há limitação quanto ao número de estudos incluídos, porém, ao publicar sua revisão nos periódicos, eles podem aplicar critérios subjetivos e publicar as revisões sistemáticas com mais de um estudo incluído.
As revisões sistemáticas são confiáveis?
Uma revisão sistemática de alta qualidade é descrita como a fonte de evidência mais confiável para orientar a prática clínica. O objetivo de uma revisão sistemática é fornecer um resumo meticuloso de todas as pesquisas primárias disponíveis em resposta a uma questão de pesquisa.
Como saber se um artigo é uma revisão sistemática?
As principais características de uma revisão sistemática são: um conjunto claro de objetivos com critérios de elegibilidade pré-definidos para os estudos; uma metodologia explícita e reprodutível; uma busca sistemática que tenta identificar todos os estudos que atenderiam aos critérios de elegibilidade; uma avaliação da validade de …
Qual é o nível de evidência da revisão sistemática?
Níveis de Evidência
Nível de evidência (LOE)
Descrição
Nível V
Evidências de revisões sistemáticas de estudos descritivos e qualitativos (metassíntese).
Nível VI
Evidências de um único estudo descritivo ou qualitativo.
Nível VII
Evidências da opinião de autoridades e/ou relatórios de comitês de especialistas.
As revisões sistemáticas estão envolvidas nas melhores práticas?
Uma revisão sistemática é um tipo específico de revisão da literatura que procura determinar as melhores práticas com base na pesquisa empírica disponível. Estudos experimentais são tipicamente o foco de revisões sistemáticas. As revisões sistemáticas da mais alta qualidade incluem apenas ensaios controlados randomizados.
O que é uma psicologia de revisão sistemática?
Uma revisão sistemática é um meio de identificar, avaliar e interpretar todas as pesquisas disponíveis relevantes para uma questão de pesquisa específica, área de tópico ou fenômeno de interesse. Estudos individuais que contribuem para uma revisão sistemática são chamados de estudos primários; uma revisão sistemática é uma forma de estudo secundário.
Qual nível de evidência é melhor?
A revisão sistemática ou meta-análise de ensaios clínicos randomizados (RCTs) e diretrizes práticas baseadas em evidências são consideradas o nível mais forte de evidência para orientar as decisões práticas.