O uso de “relógios inteligentes” pode ser perigoso para algumas pessoas?


Um novo estudo publicado na revista Heart Rhythm nesta terça-feira (21/2) sugere que dispositivos como smartwatch e smartphone podem representar sérios riscos para pessoas com dispositivos cardíacos eletrônicos implantáveis ​​(DEIs), categoria à qual pertence o marca-passo.

A interação entre dispositivos eletrônicos em geral e, mais recentemente, smartphones e smartwatches capazes de monitorar o coração, têm sido alvo de pesquisas na comunidade científica. Estudos anteriores sugerem que quase todos, se não todos, os dispositivos cardíacos implantáveis ​​sofrem interferência de campos magnéticos quando os dispositivos eletrônicos estão próximos.

Para realizar o estudo, pesquisadores da Universidade de Utah, nos Estados Unidos, avaliaram como funcionam esses dispositivos de ressincronização cardíaca. Eles aplicaram correntes elétricas muito pequenas e imperceptíveis em pessoas que usavam dispositivos de monitoramento cardíaco. Estas correntes assemelham-se às emitidas pelos acessórios inteligentes.

Os pulsos geraram interferências elétricas nos acessórios que ultrapassaram as diretrizes aceitas pela Food and Drug Administration (agência reguladora de saúde dos Estados Unidos) e prejudicaram o bom funcionamento dos DCEIs, segundo os cientistas.

estímulos

Benjamin Sanchzez Terrones, principal autor da pesquisa, explica que os resultados, determinados por meio de simulações cuidadosas e testes de bancada, não representam um risco imediato ou óbvio para os pacientes que usam os rastreadores. No entanto, ele diz que os diferentes níveis de corrente fornecidos podem levar a interrupções no ritmo dos dispositivos ou choques cardíacos desnecessários.

O cientista acrescenta que as descobertas exigem futuros ensaios clínicos analisando pacientes DCEI e acessórios inteligentes:

“Nossa pesquisa é a primeira a investigar dispositivos que empregam tecnologia de detecção de bioimpedância, além de descobrir possíveis problemas de interferência com DCIEs. Precisamos testar em uma coorte maior de dispositivos e em pacientes com esses dispositivos”, diz ele em uma nota de lançamento do trabalho.

Receba notícias de metrópole no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

janela._taboola = janela._taboola || []; _taboola.push({ mode: “thumbnails-c-3×1”, container: “taboola-mid-article”, posicionamento: “Mid Article”, target_type: “mix” });

O post O uso de “relógios inteligentes” pode ser perigoso para algumas pessoas? apareceu pela primeira vez em Metrópolis.