Em plena Quaresma, preços dos ovos podem subir no Brasil. Os dados são de uma pesquisa da Universidade de São Paulo (USP).
A Quaresma começa na Quarta-feira de Cinzas e termina no Domingo de Ramos, ou seja, uma semana antes da Páscoa. Os católicos reservam o período para recordar em honra de Jesus Cristo.
Entretanto, muitos católicos observam algumas restrições em memória do sofrimento de Cristo. Parar de comer carne é uma delas.
Por isso, a demanda por ovos tende a aumentar nos dias de hoje para substituir o consumo de carne. Em 2023, mais um fator pode levar ao aumento de preços: a indisponibilidade do produto no mercado. O Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) da USP vem acompanhando esse mercado.
“Os preços dos ovos continuam subindo em todas as regiões monitoradas pelo Cepea”, informa a agência em Observação nesta quarta-feira, 22. “Pesquisadores indicam que a oferta limitada de ovos mantém os preços elevados. A menor disponibilidade de ovos, por sua vez, está relacionada ao alto custo de produção. Além disso, os agentes ouvidos pelo Cepea informam que a procura pela proteína deve se intensificar nas próximas semanas, devido ao início da Quaresma».