A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Urbana, enviará equipes ao litoral norte do estado para ajudar nas buscas pelas vítimas das fortes chuvas.
Na madrugada desta terça-feira (21), quatro equipes da Guarda Civil Municipal do Grupamento Ambiental, com experiência na mata, e GCM do Canil com quatro cães farejadores especializados em busca de pessoas, se deslocarão ao local em dois veículos adaptados.
O prefeito Ricardo Nunes (MDB) entrou em contato com o prefeito de São Sebastião, Felipe Augusto (PSDB), e ofereceu ajuda.
Pelo menos 40 pessoas morreram e mais de 40 estão desaparecidas no litoral paulista, segundo o governo do estado e a prefeitura de São Sebastião. Cerca de 1.730 pessoas estão deslocadas e 766 permanecem desabrigadas.
Das mortes confirmadas até o momento, 39 são de pessoas de São Sebastião (Barra do Sahy, Juquehy, Camburi e Boiçucanga) e uma de Ubatuba.
A Proteção Civil do estado recomendou que a população evite se deslocar para o litoral norte até que a situação se normalize.
O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) decretou estado de calamidade publica para as cidades de Ubatuba, São Sebastião, Ilhabela, Caraguatatuba e Bertioga.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) visitou a cidade nesta segunda-feira. A comitiva presidencial conta com a participação de 13 ministros, entre eles Waldez Góes (Integração e Desenvolvimento Regional), Paulo Pimenta (Secretário de Comunicação Social), Márcio Macêdo (Secretário-Geral da Presidência da República), Alexandre Padilha (Secretário de Instituições), Jader Filho (Cidade), Renan Filho (Transportes), Márcio França (Portos e Aeroportos) e Ana Moser (Esporte).
Após sobrevoar a região afetada, o presidente falou à imprensa. Lula destacou que a tragédia no litoral paulista uniu os governos federal, estadual e municipal.
“Posso garantir que meus ministros, o governador, estarão dispostos a conversar para que possamos compartilhar, para que possamos formar uma parceria para recuperar de forma efetiva e verdadeira os estragos das chuvas aqui em São Sebastião”, disse Lula.
Compartilhar: