Até agora, 46 mortos foram confirmados após fortes chuvas atingirem o litoral paulista, 45 em São Sebastião e um em Ubatuba.
Equipes municipais com psicólogos e assistentes sociais trabalham para acolher os familiares das vítimas. Sete corpos já foram identificados e liberados para sepultamento. São dois homens adultos, duas mulheres adultas e três crianças, segundo o governo do estado.
Em uma entrevista com Cnn Nesta terça-feira, o tenente Roberto Farina, diretor de comunicação da proteção civil do estado de São Paulo, disse que são esperadas chuvas moderadas para a região.
“A Proteção Civil recebeu esta informação e neste momento estamos a trabalhar para criar um plano de combate, um plano organizativo, para podermos assistir estas pessoas nestas chuvas que estão a chegar agora”, disse Farina.
Veja os volumes de chuva esperados para quarta-feira (22), segundo a Proteção Civil:
- Região Metropolitana de São Paulo: 30 mm
- Baixada Santista: 30mm
- costa norte: 30mm
- Vale do Paraíba: 50mm
- Estufa Mantiqueira: 50mm
Situação atual
O governador Tarcísio de Freitas confirmou a construção de um hospital de campanha da Marinha a partir desta quinta-feira (23) para atender as vítimas das fortes chuvas.
“Quero agradecer a Marinha do Brasil pelo reforço proporcionado com a chegada do navio Atlântico, equipado com 6 aeronaves, dotado de um hospital de campanha para atender os mais necessitados. São até 300 leitos de enfermaria, contando também com profissionais de saúde das áreas de ortopedia, clínica médica, traumatologia e psiquiatria, aliviando a pressão e liberando a capacidade dos hospitais aqui da região”, disse o governador.
A Secretaria Estadual de Saúde informou que 19 adultos e seis crianças afetados pelas chuvas foram atendidos até o momento no Hospital Regional do Litoral Norte (HRLN). Desse total, sete estão em estado grave e 14 estáveis. Outras duas pacientes já tiveram alta hospitalar e outras duas, uma gestante e outra puérpera, foram transferidas para o hospital Stella Maris.
Desde domingo, as unidades de saúde estaduais do litoral norte estão em alerta para possíveis feridos do desastre que atingiu a região. Outras unidades de saúde da Baixada Santista, Alto Tietê e da capital também estão aptas a receber os feridos.
A secretaria acrescenta que todos os pacientes atendidos no HRLN tiveram seus familiares localizados pela assistência social da unidade.
Proteção Civil atua na cidade de São Sebastião (SP) / Rovena Rosa/Agência Brasil As atividades de busca, salvamento e salvamento seguem ininterruptas na região. Atualmente, 1.730 pessoas estão deslocadas e 766 estão desabrigadas em todo o estado
O Fundo Social de São Paulo e a Coordenação Estadual de Proteção Civil distribuíram 7,5 toneladas de doações de ajuda humanitária às vítimas dos temporais na terça-feira. Os insumos foram arrecadados no primeiro dia de doações para a campanha organizada pela agência.
O Departamento de Estradas de Rodagem (DER) liberou parcialmente o trânsito em vários pontos antes totalmente bloqueados da rodovia Rio-Santos (SP-055; nome oficial em SP Rodovia Dr. Manoel Hyppólito Rego), no trecho entre São Sebastião e Ubatuba.
Compartilhar: