Os queijos brasileiros tipo Canastra ocupam a 12ª posição entre os melhores do mundo. A avaliação é Experimente o Atlas — um guia virtual com dicas gastronômicas para cada lugar do planeta. A lista foi divulgada em fevereiro.
Produzida na Serra da Canastra, no Estado de Minas Gerais, este alimento é tradicionalmente envelhecido por 21 dias. No entanto, o teste atlas informa que alguns fabricantes estendem esse prazo até 41 dias.
O tempo extra torna este queijo brasileiro semelhante ao italiano Grana Padano. OU classificação mostra, porém, que o queijo brasileiro superou o italiano.
Já o Grana Padano ficou em 14º lugar no guia. Ou seja: dois sob a Canastra. Atualmente, este produto é fabricado na região da Lombardia, na Itália. A maturação dura de nove a 16 meses. Sua fabricação ocorre há cerca de 11 séculos. Os criadores foram os monges da Abadia de Santa Maria di Rovegnano em Chiaravalle, Milão.
Além da Canastra, outros queijos brasileiros aparecem na lista dos 100 melhores do mundo. Um deles vem da região nordeste do país.
O Queijo Coalho do Nordeste, hoje apreciado em todo o Brasil, está em 40º lugar classificação No mundo todo. Por fim, o queijo Minas, também mineiro, aparece em 94º lugar.