filhos da baiana (Foto: Divulgação) |
O legado do Carnaval da Bahia está garantido. De pais para filhos, de avós para netos, uma nova geração renova a música popular baiana.
Filhos da Bahia é uma frase que explica esse movimento natural que parece entrar no DNA da música baiana, mas também é o nome da banda que reúne os filhos de grandes artistas da terra. Os filhos dos cantores Saulo Fernandes (João Lucas), Reinaldinho do Terra Samba (Zaia), Carlinhos Brown (Miguel Freitas) e Raysson Lima (Tonho Matéria) se uniram para fazer este álbum especial e manter vivo o legado da família.
Neste carnaval, trouxeram clássicos de machado para dois dias de pipoca no Barra-Ondina, trio Tik Tok e também Camarote Salvador.
Marcelo Sangalo
Um amigo do quarteto, Marcelo Sangalo Cady, também se destacou no Carnaval de Salvador. Ivete, uma mãe orgulhosa, declarou que “é ele que vai fazer meu nome bater para sempre”. Vídeos com Marcelinho tocando percussão viralizaram nas redes. Ivete explica que a escolha da música foi feita pelo filho. “É coisa dele, mesmo que colabore conosco. Nós não o educamos, ele é o dono. Nós orientamos e organizamos porque somos pai e mãe, mas esse gênio é o dono”, disse ele, em entrevista ao Hello Oi Bahia.
Ter mais
Além de Marcelinho, outra agremiação também atuou no Carnaval: Daniela Mercury e sua filha, Giovana Povoas. Há alguns anos ela dança no balé de sua mãe. E, na folia baiana, a cooperação entre os dois é certa. “Eu me sinto viva quando danço”, disse Giovana.
Rafa e Pipo Marchesi
Há também Rafa e Pipo Marques, filhos de Bell Marques, que ainda se inspiram no pai. Com o DNA da raiz do axé, eles levaram sucessos para diferentes cidades neste Carnaval. Em Salvador, os irmãos cantaram no Camarote Brahma na sexta-feira (17) e fecharam a folia no Camarote Club, ontem à noite.
![]() |
Flor é filha de Bela Gil e neta de Gilberto Gil. (Foto: Divulgação) |
família Gil
O legado de Gilberto Gil para a música brasileira é inestimável e, além da geração de seus filhos que se tornaram cantores – como Preta e Nara – a Banda Gilsons também se destaca nacionalmente Flor Gil.
Além de curtir muito as festas de Salvador, ela fez participações especiais. Cantou ao lado de Claudia Leitte, no Bloco Largadinho, e fez dueto com o amigo Vitão, durante apresentação no Camarote Expresso 2222.
A herança musical é reconhecida pelo patriarca. “A continuação natural do trabalho, né? Os meninos que chegam, os mais novos, né? Aceite o trabalho, certo? Em suma, já continue esta chama familiar. Para mim é uma alegria. É a vida que se torna realidade, não é?” , disse ele, em entrevista ao Alô Alô Bahia.
Quebrar
A partir de hoje a coluna entra em pausa, retornando no dia 15 de março. Nesse período, estaremos juntos em edições especiais no site do CORREIO. Vale a pena seguir!