Ao cobrir a tragédia no litoral norte de São Paulo, o jornalista Walace Lara, da TV Globo, chorou ao noticiar que há comerciantes vendendo 1 litro de água por mais de R$ 90 na região de São Sebastião. Deslizamentos de terra e inundações causadas pela chuva mataram 40 pessoas.
“Desculpe, pessoal, vou respirar e falar aqui”, disse Lara, no bom dia sp, nesta terça-feira, 21. É uma situação muito difícil de ver e acompanhar. As cidades não têm estrutura”.
Mais tarde, o jornalista admite que é “difícil ouvir os testemunhos que estamos a ouvir agora e não nos emocionar”. “Cobrar R$ 93 por 1 litro de água na situação que estamos aqui é incrível”, reclamou o homem, com a voz embargada.
A chuva que atinge as cidades do litoral norte paulista desde sábado, 18, já provocou 44 mortes, sendo 43 em São Sebastião e uma em Ubatuba. Sete corpos (dois homens adultos, duas mulheres adultas e três crianças) já foram identificados e liberados para sepultamento, segundo a Proteção Civil.
O número total de pessoas fora de casa, desabrigadas ou deslocadas, chega a 2.500. Ao todo, 40 estão desaparecidos, mas os números ainda devem aumentar, já que há relatos de pessoas sob os escombros de estruturas que desabaram.
Leia também: “O fim do consórcio de imprensa”, artigo publicado na 150ª edição da Revista Oeste