Para evitar o risco de entrada do vírus da gripe aviária no Brasil, o Estado do Rio Grande do Sul decidiu suspender, por 90 dias, a partir de 17 de fevereiro, todos os torneios de canto e exposições de aves nativas e exóticas, inclusive aquelas que já tiveram o alvará emitido .
Segundo nota da Secretaria de Agricultura do Rio Grande do Sul, qualquer reunião de avicultores também foi suspensa pelo mesmo período.
“A medida atende à Instrução Normativa 1/2023, editada conjuntamente pela Secretaria de Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi) e pela Secretaria de Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema), como medida preventiva contra a gripe aviária”. pasta.
Embora casos de gripe aviária de alta patogenicidade tenham sido relatados em países vizinhos, como Argentina e Uruguai, o Brasil ainda está livre da doença. Diante disso, o governo do Rio Grande do Sul informou que reforçou a vigilância e as medidas preventivas, “uma vez que a exposição a aves migratórias silvestres infectadas é o principal fator de risco para a transmissão às aves domésticas”.
Compartilhar: