Shows de João Gomes, Alceu Valença e Elba Ramalho fecham o Carnaval do Recife


Na programação do último dia de Carnaval do Recife, atrações locais abriram a programação do dia com grupos de maracatu, além de André Rio, Nena Queiroga, Lenne e Spok. João Gomes, Alceu Valença e Elba Ramalho completam a lista de atrações. Para fechar os festejos do momo, Orquestrão do Frevo para saudar o Carnaval como os pernambucanos gostam: “frevando”.,

“Ficamos tanto tempo sem Carnaval que quando chega hoje, terça-feira, já estamos com saudades. O carnaval é maravilhoso. Amanhã eu vou embora e ainda pode ter Carnaval, né?”, disse uma animada folia, em meio à multidão na Praça Marco Zero, no Recife. Glauce Mendes veio com a família curtir o encerramento das festividades.

E as mais diversas características da cultura do estado estiveram presentes. Pessoas fantasiadas, cheias de cores, roupas alegres e muito brilho. Na plateia, Wellington Francisco, vestido de Caboclo de Tecla, figura da cultura pernambucana. Lamentou o fim da festa e explicou porque gosta tanto das festividades: “Gosto de cultura, gosto de festejar a cultura. Tudo veio do meu avô, sabe, de pai para filho até chegar a mim”, disse.

Foram cinco dias oficiais de festa na capital do frevo. 44 estacas de folia foram montadas pela cidade. Tudo com atrações bem variadas, aproximadamente 2.800 atrações realizadas entre sexta-feira (17) e esta terça-feira. Entre os artistas que se apresentaram no palco principal, Caetano Veloso, Duda Beat, Melim, Nando Reis, Fafá de Belém, Maria Rita, Sorriso Maroto, Pablo Vittar, Geraldo Azevedo e outros.

Cerca de dois milhões de foliões aproveitaram o Carnaval do Recife, que se repetiu após dois anos devido à crise de saúde causada pelo coronavírus.

O prefeito da capital pernambucana, João Campos (PSB), falou sobre a retomada da festa. “Estávamos muito confiantes, desde o início, que faríamos um grande Carnaval, mas como qualquer momento importante da vida, você tem expectativas, ansiedade”.

“Eu brinquei, falei: ‘Você vai fazer aniversário em casa, faça um bolinho, compre uns salgadinhos aí, um refri, uma cervejinha’, não vejo a hora de comemorar seu aniversário, imagina você fazendo uma festa de aniversário .tamanho do carnaval do Recife. É algo auspicioso, mas sempre tivemos muita certeza disso porque a dedicação tem sido integral”, continuou.

O Carnaval deve movimentar R$ 2,7 bilhões na economia pernambucana, segundo levantamento da Secretaria de Turismo. O arquivo também revelou que mais de 4 milhões de pessoas iriam curtir a folia entre Recife e Olinda.

O Governo do Estado informou que reforçou a segurança pública durante toda a série histórica, o que corresponde a um aumento de 13% em relação ao último carnaval, em 2020. Ao todo, a contribuição da Secretaria de Defesa Social (SDS) do estado é de R$ 11,5 milhão. O orçamento oficial do Carnaval 2023 será apresentado nesta quarta-feira (22).