O governador Tarcísio de Freitas, que transferiu provisoriamente o cargo para são Sebastião, cidade do litoral norte mais atingida pelas chuvas desde sábado, 18, disse que o cenário na região é “devastador” e listou as medidas que estão sendo tomadas para ajudar a população. Até o momento há 45 mortos, cerca de 40 desaparecidos e cerca de 2.500 desabrigados ou deslocados.
“É um cenário devastador, nunca vi nada parecido antes”, disse ele na segunda-feira. “Vamos superar juntos esta tragédia de grandes proporções.”
Diante de um cenário devastador, estamos usando a solidariedade como combustível para vencer os desafios. O diálogo entre todos e a mobilização de toda a população tem sido indispensável em todas as fases deste momento tão difícil. Continuamos trabalhando incansavelmente por aqui. pic.twitter.com/lpYC3iP2Cu
— Tarcísio Gomes de Freitas (@tarcisiogdf) 21 de fevereiro de 2023
Ele destacou, naquela entrevista, a colaboração dos Municípios, do Estado e da União, inclusive das Forças Armadas. O governador também falou sobre o volume de doações que têm chegado à região, entre roupas, cobertores, colchões e alimentos. “Já movimentamos quatro caminhões para fazer essa implantação”, disse. Pelo menos 7,5 toneladas de doações já chegaram aos municípios do litoral norte.
Tarcísio também citou o trabalho das empresas de comunicação, para restabelecer a comunicação na região, e os serviços das empresas de abastecimento de água, já que as chuvas excessivas têm prejudicado o abastecimento. Caminhões pipa levavam água potável para os moradores.
Na segunda-feira, o governador anunciou ações para desafogar os hospitais de Boiçucanga e Caraguatatuba. Assim como o hospital de campanha, disse Tarcísio, os hospitais da região terão alívio da superlotação. “São até 300 leitos de enfermaria, contando também com profissionais de saúde de ortopedia, clínica médica, traumatologia e psiquiatria, aliviando a pressão e liberando a capacidade dos hospitais aqui da região”, disse o governador.
Em entrevista coletiva nesta terça-feira, o governador confirmou a construção de um hospital de campanha da Marinha, com até 300 leitos de enfermaria, a partir de quinta-feira, 23, para atender as vítimas das chuvas. Segundo ele, com a chegada do Dirigível Multiuso Atlântico será possível criar uma estrutura para fortalecer a assistência médica e desafogar os hospitais da região, que estão priorizando os casos mais graves.