Você não usou camisinha? Saiba onde encontrar profilaxia pós-exposição no DF


A camisinha é o principal método de proteção contra infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) e está disponível gratuitamente nas unidades básicas de saúde (UBS) do Distrito Federal. Porém, no caso de quem não usou preservativo no Carnaval, é importante saber que a estratégia de prevenção na rede pública de saúde também inclui outros métodos. É o caso da profilaxia pós-exposição (PEP).

Indicado para pessoas que tiveram relação consensual desprotegida, sofreram agressão sexual ou tiveram contato com material biológico em acidente de trabalho, o PEP é uma medida de urgência. Consiste no uso de medicamentos ou imunobiológicos para diminuir o risco de contrair doenças sexualmente transmissíveis, principalmente o HIV.

Segundo a Secretaria de Saúde do DF (SES-DF), o tratamento pode ser iniciado de 2 a 72 horas após a exposição. O paciente deve seguir as orientações médicas por 28 dias para prevenir a infecção.

“Se a camisinha estourou, foi inserida incorretamente ou a pessoa não usou, ela pode ir a uma unidade de saúde, onde fará uma consulta de urgência”, explica a enfermeira responsável pelos assuntos relacionados à sífilis da Subsecretaria de Vigilância em Saúde, Daniela Magalhães.

A prevenção está disponível nos setores de urgência e emergência da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), nos hospitais e no Centro de Testagem e Aconselhamento, localizado na Rodoviária do Plano Piloto.

Pré-exposição

Também disponível na rede pública de saúde, a profilaxia pré-exposição (PrEP) é o uso de antirretrovirais (ARVs) para reduzir o risco de contrair a infecção pelo HIV. A PrEP faz parte das estratégias combinadas de prevenção de vírus.

“É um medicamento que as pessoas tomam antes da exposição”, destaca Daniela Magalhães. “Significa que ela ficará mais protegida se for exposta ao vírus HIV. Ele veio primeiro para grupos mais específicos e vulneráveis, mas quem quiser pode usar.

janela._taboola = janela._taboola || []; _taboola.push({ mode: “thumbnails-c-3×1”, container: “taboola-mid-article”, posicionamento: “Mid Article”, target_type: “mix” });

A PrEP está disponível no Centro Especializado em Doenças Infecciosas (Cedin) e no Hospital Geral de Taguatinga. A distribuição para os atendidos na rede privada ou em outro serviço é nas policlínicas do Lago Sul, Taguatinga, Ceilândia e na Farmácia Escola do Hospital Universitário de Brasília (HUB).

Com informações da Agência Brasília

O post Você não usou camisinha? Saiba onde encontrar a profilaxia pós-exposição no DF que surgiu pela primeira vez em Metrópole.