Após sobrevoar o litoral, Marina e Tarcísio falam sobre “transformar a dor em exemplo de política de prevenção”


Após sobrevoar as áreas do litoral norte paulista mais afetadas pelas chuvas no fim de semana de carnaval, a ministra do Meio Ambiente e Mudanças Climáticas, Marina Silva (Rede), e o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos) , falou nesta quarta-feira (22) em “transformar a dor da catástrofe em exemplo de política pública” contra eventos naturais extremos.

Marina esteve com o governador dois dias após a viagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) a São Sebastião, cidade que concentra quase todas as mortes e casos de famílias desalojadas após os temporais. O ministro disse que a visita é uma continuação do gesto do presidente, tanto de solidariedade quanto de trabalho conjunto.

Tarcísio agradeceu a vinda de Marina e disse que a cooperação é fundamental para enfrentar a tragédia e construir “cidades mais resilientes” para enfrentar os eventos extremos causados ​​pelas mudanças climáticas.

Marina e Tarcísio disseram, após o sobrevoo do helicóptero militar, que pretendem traçar uma política pública “exemplar” para o Brasil para prevenir e enfrentar o risco de desastres naturais mais graves.

Além de sobrevoar as áreas mais atingidas, Marina esteve no Instituto Verdescola, na Vila Sahy, bairro de São Sebastião mais atingido por deslizamentos. A ONG concentra o apoio voluntário aos desabrigados e serve de referência para as famílias carentes e mais necessitadas após a tragédia.