Chuva causa novos pontos de deslizamento em São Sebastião (SP), diz prefeito


A informação é do prefeito de São Sebastião, Felipe Augusto (PSDB). Cnn a ocorrência de novos deslizamentos na região após as fortes chuvas que atingiram a cidade na tarde desta terça-feira (21). Dois novos deslizamentos de terra, entre Boiçucanga e Maresias, no litoral sul de São Sebastião, bloquearam novamente a estrada enquanto as pessoas tentavam deixar a região.

A previsão da Proteção Civil comunicada ao município é de que nas próximas 72 horas chova 200 mm na região. Segundo o prefeito, com a repetição das chuvas e o rebaixamento das barreiras, “está muito difícil” tirar as pessoas dessa região, a mais afetada pelo temporal que atingiu o litoral norte do estado entre sábado (18) e domingo (19). ).

Segundo o prefeito, estava sendo estudada a possibilidade de um avião especial da FAB (Força Aérea Brasileira), para levar mantimentos à cidade e ajudar no resgate de pessoas, oferecido pelo governo federal, porém, segundo Augusto, não há para onde vá pousar um avião na região. “Não há faixa de terra ou areia grande o suficiente para este avião pousar”, disse o prefeito.

Segundo Augusto, o tráfego aéreo é muito intenso na região. “Nunca vi tantos helicópteros em São Sebastião. É um tráfego aéreo muito incomum”, disse ele à CNN.

Essas aeronaves, segundo o prefeito, estão sobrevoando a área para evacuar pessoas e trazer suprimentos.

Com a volta das chuvas e a situação na região, a preocupação das autoridades agora é que alimentos e ajudas não cheguem às famílias isoladas ou desabrigadas.

Até a tarde desta terça, foram registradas 45 mortes em São Sebastião e uma morte em Ubatuba.

Segundo o governo, 1.730 pessoas estão deslocadas e 766 permanecem desabrigadas. As buscas continuam nesta terça-feira.

Um alerta emitido pela Proteção Civil de São Paulo às 15h21 informava sobre fortes chuvas em Bertioga, São Sebastião e Ubatuba.

Segundo a Proteção Civil, a trovoada atingiu as cidades da região.

(Postado por Carolina Farias)