Pesquisadores da Universidade do Havaí descobriram que os buracos negros são a fonte da energia escura, responsável pela expansão do Universo. Os cientistas divulgaram a pesquisa em duas partes: a Primeiro foi lançado em 2 de fevereiro e o segundo, semana passada no diário Jornal Astrofísico.
Os cientistas estudaram muitos buracos negros localizados nos centros de várias galáxias. “A energia escura é produzida durante a morte das estrelas”, explicou o astrônomo Duncan Farrah, principal autor do estudo.
Novo
Cientistas encontram evidências de que os buracos negros são a verdadeira ‘fonte de energia escura’
Mais: https://t.co/xJf9eFkjVI pic.twitter.com/J82yWCjVh3— Buraco negro (@konstructivizm) 17 de fevereiro de 2023
Como os buracos negros ganham massa
Existem duas formas: acúmulo de gás espacial e fusão com outros fenômenos semelhantes. “Isso pode revolucionar toda a cosmologia, porque finalmente temos uma solução para a origem da energia escura que tem confundido astrônomos e físicos por mais de 20 anos”, disse o cientista Chris Pearson, coautor do estudo.
Recentemente, os astrônomos compararam massas de buracos negros em galáxias jovens, onde as estrelas estão se formando, com massas de buracos em galáxias onde as estrelas não estão mais nascendo. Nos jovens, os buracos crescem para engolir estrelas e outros materiais próximos, mas os mais velhos não absorvem mais.
1/ Cientistas encontraram a primeira evidência de que os buracos negros são a fonte da energia escura: os 70% “perdidos” do nosso Universo!
A conclusão foi alcançada por uma equipe liderada pela Universidade do Havaí e incluindo Chris Pearson, da RAL Space.
História completa🔗 https://t.co/GemyAd83kx pic.twitter.com/OJEiGGAScX
— Espaço RAL (@RAL_Space_STFC) 15 de fevereiro de 2023