Com ajuda de reconhecimento facial, 52 foragidos são presos no Carnaval


Nos primeiros cinco dias do Carnaval de Salvador daquele ano, 52 criminosos foragidos da justiça foram presos com a ajuda do Sistema de Reconhecimento Facial da Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA).

Entre os criminosos com mandados de prisão encontrados no penúltimo dia oficial do feriado estavam três homens envolvidos em homicídios na capital baiana. Os dados foram apresentados, na manhã desta terça-feira (21), durante reunião de avaliação, na sede do Comando-Geral da Polícia Militar da Bahia (PMBA).

No período entre quinta-feira (17) e segunda-feira (20) houve queda nos principais registros criminais, em relação ao mesmo dia do Carnaval 2020. O registro de lesões corporais apresentou redução de 56%. Roubos e furtos também caíram. Este ano, foram contabilizados 898 crimes e, em 2020, foram 1.153 casos, uma queda de 22%.

O secretário de Segurança Pública (SSP), Marcelo Werner, destacou a importância da tecnologia. “São cerca de 300 câmeras espalhadas por todos os circuitos, sendo 150 com reconhecimento facial. Além disso, com a utilização do novo rádio, que facilita a comunicação por identificação, com a equipe mais próxima, para localizar os foragidos, conseguimos, de forma documental, localizar e prender 52 pessoas em fuga da justiça. É importante ressaltar que essa tecnologia agrega à nossa expertise policial, que é referência em grandes eventos”, avaliou.

No total, as ações das Polícias Militar e Civil prenderam 25 criminosos em flagrante. No total, somando-se aos 49 fugitivos identificados por reconhecimento facial, 74 pessoas envolvidas em crimes foram retiradas dos circuitos carnavalescos de Salvador.