Joe Biden cai ao embarcar no Força Aérea Um


O presidente dos EUA, Joe Biden, caiu para o embarcar no avião presidencial Air Force One. O incidente ocorreu quando ele se preparava para deixar Varsóvia, capital da Polônia, nesta quarta-feira, 22. Biden se reuniu com Volodymyr Zelensky, declarou seu apoio e ofereceu US$ 500 milhões em ajuda ao presidente ucraniano.

Foi o segundo incidente do tipo em quase dois anos. Em março de 2021, Biden também sofreu três quedas consecutivas enquanto subia as escadas para embarcar no avião oficial.

Joe Biden fez uma visita surpresa a Kiev, na Ucrânia, na segunda-feira, prometendo ajuda militar com um orçamento de US$ 500 milhões e também disse que o Tesouro dos EUA apoiará a Ucrânia “enquanto for necessário”. O conflito entre o país e a Rússia terminou um ano.

“Pessoas livres se recusam a viver em um mundo sem esperança e, você sabe, este foi um ano extraordinário em todos os aspectos”, disse Biden, criticando a “brutalidade extraordinária das forças e mercenários russos”.

O democrata denunciou crimes de guerra supostamente cometidos pelos russos, dizendo que eles “cometeram depravações, crimes contra a humanidade sem vergonha ou remorso”.

Biden disse que os russos “atacaram civis com morte e destruição”, acusando as forças russas de “usar o estupro como arma de guerra”. Segundo o presidente, crianças ucranianas foram supostamente roubadas em uma estação de trem bombardeada na Ucrânia, bem como supostos atentados contra maternidades, escolas e orfanatos.

“Ninguém pode tirar os olhos das atrocidades que a Rússia está cometendo”, disse ele. “É repugnante, mas também é a resposta do povo ucraniano e do mundo a isso. Um ano depois que as bombas começaram a cair, tanques russos invadiram a Ucrânia. A Ucrânia ainda é independente e livre. De Kherson a Kiev, a terra foi recuperada”, disse ele. Desafiador, Biden declarou que “a Ucrânia nunca será uma vitória para a Rússia”.