Num jogo digno de final antecipada, o atual campeão Real Madrid voltou a vencer o vice-presidente Liverpool, por 5-2, esta terça-feira, na casa do adversário, e deu um passo gigantesco rumo à passagem aos quartos-de-final da Liga dos Campeões. O duelo foi cheio de alternativas em Anfield e teve a marca do futebol brasileiro na construção do placar. Vinícius Júnior, com dois gols, e Eder Militão, de cabeça, fizeram o gol do adversário, abrindo caminho para a virada. O francês Benzema, também com dois golos, completou a festa espanhola.
A segunda mão está agendada para 15 de Março, no Santiago Bernabéu, e o Real Madrid garantiu uma vantagem significativa para assegurar o apuramento. Para mudar esse cenário, o Liverpool precisa de uma diferença de quatro gols para vencer. Se o time da Inglaterra registrar o placar de 5 a 2, a decisão vai para os pênaltis.
A repetição da final da Liga dos Campeões do ano passado atendeu às expectativas de uma grande partida no primeiro tempo. Com 13 minutos e ritmo alucinante, o Liverpool venceu o Real Madrid. Aos três minutos, Darwin Nuñez, por carta, completou um passe de Salah para fazer o 1 a 0 em grande estilo.
Pouco depois, o aparentemente impossível aconteceu. Em passe para trás, Courtois dominou de peito, mas acabou perdendo o controle do chute na pequena área diante de Salah. O atacante egípcio não hesitou e, pela esquerda, fez o 2 a 0, dando a impressão de que a vitória estava próxima.
Por outro lado, porém, estava o Real Madrid. Como se não bastasse a força da camisa, o time espanhol contava com Vinícius Júnior inspirado. Aos 20 minutos abre espaço entre três marcadores, vira na área e manda para escanteio, fora do alcance do goleiro, para diminuir a diferença.
A partida ganha intensidade e velocidade. Se o Liverpool colocou Salah em perigo nos ataques de velocidade, o rival sempre ativou Rodrygo e Vinícius Júnior nas bolas longas. Os espaços continuaram aparecendo e em um chute na pequena área o Liverpool não fez o terceiro, já que Salah faltou uma perna para dar o chute final.
Real continuou a perturbar. Mas foi com outro erro, desta vez do goleiro Alisson, que o placar voltou a ser alterado. Ao ser acionado em recuo, o arqueiro brasileiro acertou em cheio em Vinícius Júnior. A bola bateu na perna do camisa 20, ganhou altitude e morreu nas costas dos gols do Liverpool: 2 a 2 com meia hora de duelo.
Voltando do intervalo, o Real Madrid procurou definir o jogo desde o início. Após falta sofrida por Vinícius Júnior, na lateral esquerda do ataque, Modric cobrou para Militão decretar a virada, aos 2 minutos, com bela cabeçada.
Anfitriões, os espanhóis não pararam por aí e tiveram a sorte de marcar mais um aos nove minutos. Rodrygo entra na área contra Benzema. O francês chuta fraco, de pé esquerdo, mas a bola desvia na zaga, tira Alisson do remate e entra de leve no fundo das redes: 4 a 2.
O Real começou a jogar um jogo de espera em sua quadra de defesa, de olho em uma oscilação inglesa. E foi isso que aconteceu aos 21 minutos. Modric roubou a bola no centro e saiu correndo. Abre na esquerda para Vini Júnior que, com toque, liberta Benzema na área. O francês escapou com facilidade, driblando Alisson e chutando de esquerda para os ingleses fazerem 5 a 2 em casa.
Na outra partida da fase de grupos, o Napoli confirmou o favoritismo e venceu o Eintracht Frankfurt por 2 a 0, na Alemanha. O primeiro gol saiu no final do primeiro tempo. Lozano chuta pela direita e cruza para Osimhen que completa na pequena área aos 39 minutos. O segundo gol saiu no segundo tempo. Em bela troca de passes, Di Lorenzo fechou o jogo com um belo chute no canto direito para fazer 2 a 0.
Também no dia 15 de março, a partida de volta entre as duas equipes será disputada no estádio Diego Armando Maradona, casa do Napoli. A seleção italiana pode perder por diferença de gols garantida nas quartas de final da Liga dos Campeões.