O presidente Lula vive um impasse diante de uma nova disputa entre os rivais Arthur Lira e Renan Calheiros. É que tanto o prefeito quanto o senador estão brigando pelo controle de cinco órgãos federais em Alagoas.
Esses cargos são estratégicos para Lira e Renan, pois garantem o controle de verbas e políticas públicas diretamente em seus redutos eleitorais. Com medo de contrariar um ou outro, Lula ainda não definiu a direção desses órgãos. E pisar em ovos para fazer indicações.
Afinal, Renan Calheiros é um importante aliado. Ele faz parte do grupo de políticos que visitou Lula na prisão e sempre defendeu sua inocência. Na campanha apoiou o petista desde o início.
Já Arthur Lira caminhou com Bolsonaro em 2022, mas está cada vez mais próximo de Lula. No final do segundo turno, quando os rumores de golpe ainda eram fortes, ligou para o PT e o parabenizou pela vitória.
Até agora, Lula está mais inclinado a seguir a cartilha do pragmatismo. Dessa forma, planeja contemplar Arthur Lira com os cargos mais importantes. Renan Calheiros tentou o que dizer: Renan Filho já ocupa o importante Ministério dos Transportes. E o próprio patriarca comanda a liderança majoritária no Senado.
Os cinco órgãos federais de Alagoas envolvidos na disputa são: Porto de Maceió, Dnocs, CBTU, Codevasf e INSS.
No ano passado, Arthur Lira e Renan Calheiros travaram várias batalhas. Tanto nos tribunais quanto nas eleições. Na época, Renan levou a melhor sobre o adversário e, além da vitória do filho no Senado, viu o governador Paulo Dantas ser reeleito na disputa contra Rodrigo Cunha, aliado de Lira.
janela._taboola = janela._taboola || []; _taboola.push({ mode: “thumbnails-c-3×1”, container: “taboola-mid-article”, posicionamento: “Mid Article”, target_type: “mix” });

A postagem do impasse de Lula na nova briga entre Arthur Lira e Renan Calheiros apareceu pela primeira vez no Zig Proxy.