Quase 1 milhão de preservativos são distribuídos pela Sesab durante o Carnaval


Cerca de 1 milhão de preservativos masculinos e femininos foram distribuídos durante os seis dias de Carnaval – de quinta (16) a terça-feira (21) – pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesab) nos circuitos de Salvador.

Além da distribuição regular nas bancadas de teste rápido para infecções sexualmente transmissíveis, instaladas em Ondina, Avenida Milton Santos e Avenida Centenário, Barra, a ação também foi desenvolvida na Rodoviária, Porto de Salvador, Aeroporto, Barra, Ondina, Campo Grande , Centro Storico, bares, restaurantes e na orla da cidade.

A ação também foi reproduzida em Porto Seguro, no extremo sul da Bahia, onde 17 mil camisinhas foram distribuídas somente na terça-feira, dia 21.

“Os preservativos são o meio mais eficaz de prevenir as DSTs entre a população sexualmente ativa. Dados do Ministério da Saúde mostram que o HIV está crescendo mais entre os jovens brasileiros, com a maioria dos casos registrados na faixa etária de 20 a 34 anos”, destacou a secretária de Estado da Saúde, Roberta Santana.

As cabines de teste rápido instaladas em Carnevale, que realizaram mais de 12 mil testes em 5 dias, identificaram 29 pessoas que testaram positivo para HIV, 212 para sífilis, 7 confirmados para hepatite C e 5 para hepatite B. Todas as infecções são evitáveis ​​com preservativos. Todos os casos positivos foram notificados para tratamento adequado na rede pública de saúde.